No basquetebol, a bola de basquetebol é o coração e a alma deste maravilhoso jogo. A bola de basquetebol existe em vários tamanhos, materiais e modelos. Mas todas partilham a mesma função: ser driblada, passada entre duas pessoas e, não menos importante, criar alegria quando a bola passa pelo cesto.
O tamanho e o peso de uma bola de basquetebol são cuidadosamente adaptados para um manuseamento e controlo perfeitos por parte do jogador que a utiliza. Por isso, também é importante encontrar o tamanho exato para a sua idade ou sexo.
Ao escolher a sua nova bola de basquetebol, deve também ter em conta o tipo de bola e o seu design. Em seguida, guiamo-lo por todos os aspectos da escolha da sua bola de basquetebol.
É muito simples. Todo o desporto do basquetebol foi inventado com um cesto. E como era necessário utilizar uma bola para o jogo, para marcar pontos no cesto. A palavra "basquetebol" foi assim inventada. O termo é, portanto, tanto para o jogo como para o principal instrumento utilizado para praticar o desporto.
Existem muitas gamas de preços para as bolas de basquetebol, desde cerca de 10€ até 200€. Por isso, é preciso ter em conta quanto dinheiro se quer gastar na nova bola de basquetebol, para que será utilizada e com que frequência se joga. Podes ler muito mais sobre este assunto se continuares a ler o texto.
Há muitas opiniões sobre qual é a melhor bola de basquetebol, e é quase tanto uma crença como uma religião.
Na nossa opinião, uma boa bola de basquetebol é uma bola com boa aderência, boa durabilidade e com sulcos profundos para lhe dar o melhor controlo da bola quando dribla com ela, mas também, mais importante, quando a atira ao cesto.
Se procura uma destas características, opte por uma bola em pele de microfibra. A escolha de uma marca ou de outra pode depender da sua opinião sobre o design, ou talvez seja melhor ordenar por popularidade na nossa classificação, para que possa ver o tipo de bola que a maioria das pessoas escolhe.
Como provavelmente já percebeu se percorreu esta página, há muitas bolas de basquetebol diferentes por onde escolher.
No topo, pode filtrar por tipo de bola, que tentaremos explicar os prós e os contras de cada uma.
Bolas de basquetebol de borracha
Se começarmos por baixo, o tipo de bola de basquetebol mais barato que pode adquirir é de borracha. Uma bola de basquetebol de borracha é óptima para principiantes, escolas e locais onde a qualidade não é o mais importante. Normalmente, obtém-se uma bola que salta bem, para que todos possam experimentar como é divertido driblar com uma bola de basquetebol.
Uma bola de borracha é extremamente durável, pelo que pode resistir a muito desgaste. A desvantagem de uma bola de basquetebol de borracha é que a sua superfície pode ser um pouco áspera, pelo que não é muito agradável jogar com ela durante muito tempo.
Bolas de couro artificial
A próxima qualidade disponível é o chamado material de couro artificial, que é um couro sintético que dá à bola uma durabilidade razoável, uma boa superfície macia e uma boa aderência. O bom das bolas de couro artificial é que os preços ainda estão a um nível em que a maioria das pessoas as pode comprar. Na categoria de couro artificial, também se encontra o Couro Artificial Premium. A diferença entre os dois tipos de bolas é apenas uma questão de durabilidade e um pouco de aderência. Por isso, tem de decidir se quer pagar mais para obter uma bola ligeiramente melhor nestes dois parâmetros.
Bolas de microfibra
Se der mais um passo em frente, está a olhar para o couro de microfibra, que é um dos melhores em bolas de basquetebol. Estas são normalmente as bolas que se vêem na liga de basquetebol, na euroliga e em várias outras ligas de topo na Europa.
Com uma bola de couro microfibra, obtém-se todas as boas qualidades da bola de couro sintético, como uma excelente aderência e durabilidade. Mas também obtém uma superfície que absorve ligeiramente a humidade, pelo que a bola não ficará escorregadia se suar. Por conseguinte, é extremamente adequada para bolas de jogo.
Bolas de couro genuíno
No topo da escala, encontram-se as bolas de couro genuíno. Este é o topo das bolas de basquetebol e estes tipos são utilizados na NBA e a nível de equipas nacionais na FIBA. As bolas de pele genuína podem parecer muito lisas à primeira vista, mas, tal como acontece com o seu velho sofá de pele em casa, a superfície torna-se mais macia e muito mais fácil de driblar e rematar com o passar do tempo.
Por isso, só escolha uma bola de couro genuíno se a utilizar muito e se quiser uma bola de basquetebol que dure muito tempo.
Na Nordic Basketball vendemos atualmente quatro marcas de bolas de basquetebol.
Temos a nossa própria, onde combinámos muitas das boas qualidades das bolas das marcas conhecidas e, como compramos diretamente ao fabricante, podemos vender estas bolas até 30% mais baratas do que os modelos semelhantes das marcas conhecidas. Por isso, se gosta da marca, com a nossa bola vai obter o máximo de basquetebol pelo seu dinheiro.
Para além das nossas próprias bolas, também vendemos bolas Wilson, que nos últimos anos se tornaram a bola de basquetebol mais popular na nossa loja virtual. Isto deve-se, sem dúvida, à sua entrada na NBA, onde fornecem a bola de jogo oficial.
A Wilson é conhecida pela sua boa aderência e pelas ranhuras profundas nas bolas, para que tenha sempre uma boa execução do remate.
A Molten é também uma das marcas populares e favoritas dos clubes de basquetebol dinamarqueses, sendo a bola de jogo oficial da FIBA e da Liga Dinamarquesa de Basquetebol para homens e mulheres.
A Molten patenteou o seu design, que dá aos jogadores jovens e novatos, em particular, uma noção significativamente melhor da rotação da bola, tornando-a mais fácil de driblar e manusear. As bolas Molten têm uma boa durabilidade.
Outra marca popular é a Spalding, que é uma das marcas mais reconhecidas no mundo do basquetebol, especialmente entre os jogadores mais velhos. A Spalding garante bolas robustas que aguentam muito e têm normalmente sulcos profundos para que tenha sempre a melhor execução de remate. No entanto, a Spalding perdeu algum terreno em termos de popularidade nos últimos anos, uma vez que a Wilson e a Molten lideraram o desenvolvimento de novas bolas modernas.
Como já deve ter lido neste sítio, há muitos tipos de bolas à escolha. Mas se estiver à procura de uma bola especificamente para utilização em interiores, deve optar pelas melhores bolas de couro artificial ou de microfibra.
Reunimos aqui todas as melhores bolas de interior, e aqui pode também ler mais sobre qual delas escolher.
Tal como no interior, existem também várias recomendações para a utilização no exterior. Para utilização no exterior, é necessário ter em conta o tipo de superfície em que normalmente se joga. Por exemplo, se for asfalto ou ladrilhos, a bola vai desgastar-se mais rapidamente, pelo que deve considerar comprar uma bola um pouco mais barata para a poder substituir mais vezes.
Se, por outro lado, a bola for utilizada, por exemplo, em asfalto de borracha ou em solo macio, pode escolher uma das bolas um pouco mais caras. Leia mais sobre bolas de exterior aqui.